Trabalhos feitos por estagiário fora do ambiente de trabalho contam como horas extras?

0 votos
perguntado em 13 de agosto de 2017 em Sem categoria por Isabela Medeiros Novato (0 pontos)
Olá.

Sou estagiária numa empresa em SP e gostaria de informações sobre meus direitos e deveres, assim como os da empresa, visto que é minha primeira experiência profissional...

Ao ser contratada, me foi passado o seguinte: 30 horas semanais no período matutino, recebendo bolsa-auxílio e vale transporte. Mencionaram uma meta de produção a ser atingida mensalmente após o período de experiência (3 meses), que resultaria numa "bonificação" de 200 reais no salário, e para conseguir alcançá-la, disseram que eu teria de trabalhar normalmente na empresa e em dois finais de semana de cada mês deveria trazer trabalho para fazer em casa. Concordei, pois me disseram que haveria trabalho suficiente para bater a meta sem precisar trabalhar muito em casa. Acontece que um mês após minha contratação, começaram a pedir para que eu ficasse até mais tarde na empresa. Nas primeiras vezes que pediram, fiquei de bom grado, mas depois passei a me indignar quanto a isso e pesquisar sobre. Acabei lendo em vários sites que estagiário não pode receber por horas trabalhadas a mais, pois isso teria como consequência vínculo empregatício (CLT) com a empresa. Além do mais, sempre nos dizem que se a meta não for alcançada, seremos demitidos. Há colegas que chegam a faltar nas aulas da faculdade para poder trabalhar a fim de alcançar a meta para não serem demitidos.

Além disso, há muita pressão psicológica. Os chefes do departamento em que trabalho sempre culpam os estagiários pelas coisas erradas que acontecem, chegando até a dizer "não sei por que vocês não fazem o que eu mando" ou "perdemos cliente por conta do erro de vocês".

Já percebi que os estagiários que foram contratados antes de mim aceitam as imposições da empresa sem questionar, mas sinto que somos muito prejudicados neste estágio. É uma experiência que está me assustando, pois sempre ouvi falar muito bem da área que escolhi, mas na prática não está sendo como imaginei.

Uma resposta

0 votos
respondida em 21 de agosto de 2017 por Rodrigo Garcia Nível 4 (524 pontos)
Olá!! São 30 horas semanais, qq minuto além não pode! mas acontece sim, e ai você e a Empresa podem negociar em folgas! abraços!! qq dúvida retorne!

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de tomar qualquer ação que possa afetar seus direitos.

Perguntas relacionadas

...