Quais familiares tem direito ao seguro DPVAT em caso de morte?

0 votos
perguntado em 1 de dezembro de 2016 em Sem categoria por RODRIGO RIBEIRO Novato (0 pontos)
meu pai, madrasta e 3 irmãos morreram em um acidente;

eu e meu outro irmão temos direito ao seguro DPVAT indenização pelos nossos irmão?

2 respostas

0 votos
respondida em 25 de janeiro de 2017 por Edson Lima Nível 2 (237 pontos)
Têm sim, isso porque o direito ao seguro DPVAT é transferido para os herdeiros em caso de morte em um sinistro de trânsito.
0 votos
respondida em 25 de janeiro de 2017 por Renan Akamine Nível 8 (2,183 pontos)

Concordo com a resposta de Edson Lima. A seguir exponho o fundamento legal para complementação.

De acordo com o Art. 40 da lei do DPVAT, combinado com o Art. 792 do Código Civil, o seguro é devido a quem for indicado como beneficiário. Na ausência de indicação, metade ao cônjuge e metade aos demais herdeiros. Na falta destes, a quem provar dependência econômica do de cujus.

Lei 6.194/74, Art. 4o  A indenização no caso de morte será paga de acordo com o disposto no art. 792 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil.

Código Civil, Art. 792. Na falta de indicação da pessoa ou beneficiário, ou se por qualquer motivo não prevalecer a que for feita, o capital segurado será pago por metade ao cônjuge não separado judicialmente, e o restante aos herdeiros do segurado, obedecida a ordem da vocação hereditária.

Parágrafo único. Na falta das pessoas indicadas neste artigo, serão beneficiários os que provarem que a morte do segurado os privou dos meios necessários à subsistência.

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de tomar qualquer ação que possa afetar seus direitos.

Perguntas relacionadas

...