A remuneração do estagiário pode ser reduzida?

0 votos
perguntado em 21 de janeiro de 2017 em Sem categoria por paula jéssica Novato (0 pontos)
Atualmente faço estágio de biomedicina não obrigatório com carga de 4 horas diárias e 20 horas semanais. só que a prefeitura quer dimunuir o salário para 400 reais e 6 horas diárias, e aceito pela lei do estágio fazer isso para quem faz graduação? sendo que o salário mínimo ja aumentou esse ano!

Uma resposta

0 votos
respondida em 21 de janeiro de 2017 por João Paulo 1 Nível 5 (837 pontos)
São escassos artigos tratando da lei do estágio e raras (ou até mesmo inexistentes) discussões judiciais sobre o assunto. Por óbvio, a lei do estágio não regula todas as peculiaridades do dia a dia.

A carga horária e a remuneração do estágio são previstas no termo de compromisso. Durante a vigência do contrato, tenho que não é possível a redução da bolsa. Talvez essa redução poderia ser admitida se fosse acompanhada de diminuição de jornada, desde que haja anuência do estagiário e da instituição de ensino.

Todavia, em tese, expirado o prazo contratual e elaborado novo termo de compromisso, as cláusulas podem ser livremente pactuadas, o que poderá ocasionar redução da bolsa, aumento de jornada, etc.

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de tomar qualquer ação que possa afetar seus direitos.

...