Empregador pode jogar fora bens pessoais do empregado?

0 votos
perguntado em 8 de Fevereiro de 2017 em Direito Trabalhista por Rodrigo Angelo Novato (0 pontos)  
O pessoal da empresa (gerentes) passam de tempos em tempos olhando o que tem dentro das gavetas. Tudo que acharem independende do que seja se não pertencer a loja eles jogam fora sem nem perguntar ou avisar previamente. Gostaria de saber se isso e uma atitude correta por parte deles? Eles tem o direito realmente de fazer isso? Da ultima vez que passaram jogaram até moedas que estavam dentro das gavetas no lixo. Temos um armario para colocar nossas coisas porém eles fazem revista nos armarios e tudo o que tiver la dentro exceto (pasta dental e escova de dente) são jogado fora. E se for acaso tiver cadiado eles arrombam o cadido. Desde já agradeço.

1 Resposta

0 votos
respondido em 13 de Fevereiro de 2017 por João Paulo 1 Nível 3 (416 pontos)  
Veja bem. Depende da situação.

Se a empresa confere ao empregado um armário privativo, que há cadeado do qual ela sequer possui a chave, trata-se de ato abusivo do empregador o arrombamento e desfazimento dos bens.

Por outro lado, se o empregado utiliza um armário de uso comum de todos os empregados e do empregador para guardar pertences, coloca por sua conta um cadeado e ainda desobedece ordens que proíbem a guarda, há ilícito perpetrado pelo funcionário.

Perguntas relacionadas

0 votos
1 resposta
0 votos
1 resposta
0 votos
0 respostas
0 votos
0 respostas
0 votos
0 respostas
...