Manual do moderador

Este manual prevê a conduta esperada dos moderadores em situações específicas, em especial as perguntas, respostas e comentários.

Perguntas Irregulares

Esta pergunta abrange um assunto já tratado no mesmo conteúdo em perguntas anteriores, de modo que as respostas deverão ser combinadas com a pergunta mais antiga. Esta regra existe para promover a concentração de toda a discussão sobre o mesmo assunto em uma única pergunta, permitindo que exista um maior aprofundamento no tema.

Medida administrativa: suspender a pergunta e indicar a mais antiga.

EXEMPLOS:

1a pergunta - Quais são as três fases da dosimetria da pena?

2a pergunta - Como se dá a fixação da pena aplicada?

São perguntas de múltiplos questionamentos aquelas que exigem mais de um tipo de investigação para que uma resposta seja completa. Este tipo de pergunta prejudica a regra da exata duplicação, já que se alguém deseja se aprofundar em um assunto específico de uma pergunta que contenha múltiplos questionamentos, a sua pergunta teria de ser suspensa.

Medida administrativa:suspender a pergunta temporariamente até que o conteúdo excedente seja suprimido. É permitido ao moderador suprimir o conteúdo excedente antes da manifestação de quem perguntou desde que publique o conteúdo excedente na página de suporte.

EXEMPLO:

Quais são as formas de extinção dos contratos de locação e fiança?

São perguntas excessivamente abrangentes aquelas que tratam de assuntos muito extensos. Se é possível escrever um livro inteiro sobre o assunto, é provável que a pergunta esteja exigindo demais de quem responder.

Medida administrativa: suspender a pergunta. Em seguida, pedir em comentário para que o questionamento seja mais específico.

EXEMPLO:

Quais são os meus direitos enquanto consumidor?

Publicações no Pergunte Direito precisam estar relacionadas ao estudo do Direito. Algumas discussões podem parecer jurídicas mas terem apenas um contexto político ou econômico. Considere editar a pergunta se você acha que isso é possível com uma escrita mais adequada.

Medida administrativa: suspender a pergunta.

EXEMPLO:

O parlamentarismo seria mais vantajoso para o Brasil?

Da forma como está, a pergunta não estaria adequada para o sistema de perguntas e respostas. Nós esperamos que as respostas sejam embasadas em dados objetivos, principalmente aqueles provenientes de doutrina, jurisprudência ou normas jurídicas, mas esta pergunta provavelmente solicitará debates ou discussões sem fim. Se você acha que a pergunta pode ser melhorada e possivelmente reaberta, sugira a reabertura no Suporte com a devida justificativa.

Medida administrativa: suspender a pergunta.

EXEMPLO:

Quem é a favor de reduzir a maioridade penal?

É difícil entender o que está sendo perguntado. A pergunta parece ambígua, vaga, incompleta, muito abrangente ou retórica e não pode ser respondida razoavelmente de qualquer forma.

Medida administrativa: suspender a pergunta.

EXEMPLO:

Alguém pode me ajudar?

São perguntas que exigem no próprio título que as respostas sejam fundamentadas em apenas uma fonte do Direito, quando houver a possibilidade de incluir a resposta para outras.

Medida administrativa: editar a pergunta para remover a exigência do título.

EXEMPLO:

Como os tribunais tem se posicionado a respeito de______?

São opiniões disfarçadas de perguntas aquelas que discursam a respeito de um tema mas não faz nenhum tipo de real questionamento.

Medida administrativa: editar a pergunta para remover a exigência do título.

EXEMPLO:

Cadeia não resolve nada, né?

...