Quem somos

O Pergunte Direito é fruto das mentes entediadas e sedentas por conhecimento jurídico de três estudantes do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo que, após uma boa partida de poker e algumas cervejas, iniciaram discussão sobre assuntos diversos e, como não podia deixar de ser, sobre o direito (afinal, todo estudante sabe que as discussões jurídicas se tornam mais interessantes longe da academia e com algum nível etílico no sangue).

Um daqueles que se tornaria cofundador do site trouxe à mesa uma ideia bastante interessante que vinha sendo aplicada em diversas áreas do conhecimento, que não o direito, em ambientes virtuais de origem alienígena (estrangeiros e não marcianos!). Consistiria em disponibilizar um espaço virtual onde qualquer pessoa pudesse perguntar e responder sobre determinada disciplina, com o diferencial de que, pelo número elevado de pessoas dispostas a responder, o tempo de espera entre a publicação de uma pergunta e o recebimento da resposta seria ínfimo.

Com efeito, alguns sítios eletrônicos estrangeiros gozam de tal versatilidade, haja vista que as perguntas feitas em suas páginas são respondidas em incríveis intervalos de 2 (dois) ou 5 (cinco) minutos. É claro que para fazer essa mágica funcionar é preciso um número elevado de usuários, especialmente daqueles interessados em colaborar com respostas.

Da novidade trazida pelo colega, autodidata em programação, surgiu a grande questão: “será possível aplicar tal mecanismo versátil para o direito?” Nós então, bastante entusiasmados consideramos: “podemos ao menos tentar, não custa nada”.

Não era verdade, custou e custou bastante (altos valores relativos a domínio e hospedagem do site, sem contar as cansativas horas a fio em frente ao computador aliada à administração do tempo na tentativa de conciliar os trabalhos do site com as atividades acadêmicas). Contudo, todo esse esforço está sendo recompensado, ainda que não financeiramente, ao menos pela satisfação de ver que o site começa a caminhar pelas próprias pernas e é acessado de forma incessante em todo o território nacional.

Com esse animus, em 03/11/2012, o espaço virtual conhecido como Pergunte Direito é trazido à vida, impulsionado por uma vontade imensa de trocar conhecimentos jurídicos de forma facilitada, ágil e confiável. Fixamos, desde o início, estratégias visando uma rigorosa moderação, de modo a imprimir um criterioso controle de qualidade ao conteúdo que é disponibilizado no site, bem como mecanismos que garantem a atualização diária das páginas, seja pela publicação frequente de novas perguntas ou pelo acréscimo de novas respostas após rigorosa moderação.

Ainda não alcançamos o ideal de respostas rápidas, mas, para isso, contamos com a sua colaboração. Considerando o aumento observado do número de usuários a cada período letivo, imaginamos que tal ideal será alcançado em um futuro não tão distante (estimativas otimistas de 150 anos aproximadamente).

De qualquer forma dispomos, ao menos, de um banco de perguntas e respostas considerável de diversas disciplinas jurídicas, todas devidamente filtradas. E se a qualidade de alguma estiver ruim, por favor nos informem, como medida de “JUSTIÇA!!!!!!!!!” (exclamações repetidas e desnecessárias em homenagem aos futuros colegas que têm necessidade de imprimir em suas peças processuais um tom brega à la Falcão, grande defensor das causas bregas)

Atualmente o site é um grande hobbie de seus cofundadores. Durante o período letivo nos valemos de seus recursos para armazenar, de alguma forma, o conteúdo assimilado durante as aulas ministradas na PUC e, igualmente, para estender as discussões travadas no ambiente acadêmico para o espaço virtual, de sorte que haja participação conjunta na discussão entre alunos e professores de outras universidades e, do mesmo modo, entre os operadores do direito eventualmente interessados em partilhar sua experiência prática.

Informamos que todos os recursos eventualmente adquiridos pelo site serão utilizados para investir em seu aprimoramento e expansão, posto que o estudo conjunto e compartilhado do direito e a formação de uma bagagem acadêmica robusta são nossos únicos interesses.

O nosso trabalho com o site tem sido bastante divertido e gratificante, agradecemos imensamente pela colaboração de todos.

Somos felizes por partilhar ou, ao menos, facilitar o compartilhamento do conhecimento, o que, certamente, não faríamos sem a sua ajuda.

Obrigado.

Equipe do Pergunte Direito.

...