search
Entrar

Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

1 voto
em Direito Constitucional 5 pontos
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos
Ola, não sou advogado formado, mas já impetrei mandado de segurança.
Você precisa satisfazer  dois pilares básicos:
1- A possibilidade do direito , o chamado "fumu boni iuris", ou seja "fumaça do bom direito" , significa , em palavras mais objetivas, que  , no processo, seu direito tem mais possibilidade de existir do que não existir.
2- O perigo da demora, chamado "periculum in mora", ou seja, se demorar para liberar o seu pedido pode levar a um prejuízo real do bem que você  quer proteger no mandado.

Importante esclarecer que os juízes são rígidos em conceder a liminar, podem ate exigir uma caução , pois, por exemplo, caso você perca a causa deve pagar o que recebeu , durante a liminar.
outra: mandado de segurança cabe somente para discutir o direito e não para cobranças , alem de ser necessário impetra-lo completo, com todas as provas incluídas, pois não cabe , durante o processo, pericias.

cada caso deve ser bem analisado para saber se cabe o mandado de segurança.
espero ter ajudado.
6 pontos

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

...