search
Entrar
Anúncio publicitário

Anúncio publicitário



Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

1 voto
Oque fazer se um funcionário te desrespeita na frente dos outros funcionários?

Minha funcionaria me responde mal,  e me desrespeita na frente dos outros. Não faz Oque é lhe pedido e zomba com sorriso maldoso. Como devo agir? Ela fala ! Eu faço do meu jeito se não estiver satisfeita me mande embora.
em Direito Trabalhista 7 pontos
Anúncio publicitário

3 respostas

1 voto
 
Melhor resposta
O empregado tem o dever de não praticar atos de indisciplina. Ele tem o dever de não desscumprir as normas gerais do empregador, costume na empresa, circulares, regulamento interno, etc. Art 482, h, CLT;

A indiciplina reiterada do empregado deve ser tratada da seguinte maneira (de maneira progressiva):

1 - Advertência verbal (de modo reservado, que não constranja o empregado);

2 - Advertência escrita (assinada pelo empregado)

3 - Suspenção de 1, 3, 5, 7 e 15 dias (de maneira gradativa) a cada nova ocorrência de ato de insubordinação;

4 - Demissão por justa causa;

Obs: Lembre-se que a suspenção não é remunerada, ou seja, nos dias em que o empregado estiver suspenso deverão ser descontados os dias não trabalhados.

Obs 2: A conduta aqui descrita é de natureza apenas exemplificativa, o que tentei evidenciar é que as punições deverão ser graduais (da menor para a maior);

Obs3: As punições deverão ocorrer de acordo com a gravidade do ato praticado pelo empregado. Por exemplo, no caso de um roubo, caberá imediatamente uma demissão por justa causa.

Obs 4: As indicações aqui expostas não configuram consulta profissional e não geram responsabilidade quanto a possíveis efeitos no caso concreto.

OBS 5: O MAIS INDICADO EM CASOS COMO ESSE É A SRA PROCURAR A CONSULTORIA DE UM ADVOGADO TRABALHISTA, somente ele poderá lhe orientar com a correção necessária a uma conduta correta e pautada no direito.
28 pontos
escolhida como melhor resposta por
2 votos

Olá Adriana!

Para te ajudar ainda mais, e para que você mostre a ele a LEI, os grifados e com sobre cor, são os de maior utilidade a você, boa sorte, te envio:

Artigo 482 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:

a) ato de improbidade;

b) incontinência de conduta ou mau procedimento;

c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço;

d) condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena;

e) desídia no desempenho das respectivas funções;

f) embriaguez habitual ou em serviço;

g) violação de segredo da empresa;

h) ato de indisciplina ou de insubordinação;

i) abandono de emprego;

j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;

k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;

Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles. Rui Barbosa.
3.384 pontos
1 voto

Demissão por Justa Causa

Ato de indisciplina ou de insubordinação 

A desobediência a uma ordem específica, verbal ou escrita, constitui ato típico de insubordinação; a desobediência a uma norma genérica constitui ato típico de indisciplina.

41 pontos
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

...