• Novo cadastro
search
Entrar
Anúncio publicitário

0 votos
Devedor de pensao alimenticia fica pendente na alfandega do aereoporto ?

Eu me mudei para exterior ha un dois meses e nao estou conseguindo pagar a pensao alimenticia para o filho da minha ex esposa. Vou ficar aqui no exterior a tempo indeterminado. Na hora de voltar que tipo de pendencia pode ficar no aereoporto se continuarei devendo essa pensao? Ou seja sera preservada minha liberdade de entrada e saida do brasil?
perguntado em Processo Civil Novato 5 pontos 1 4
Anúncio publicitário

1 resposta

1 voto

Olá!!

Sem dúvidas, seja por denúncia ou declaração, de qualquer pessoa que saiba de seu paradeiro, ou claro, pela Policia Federal, que recebe as atualizações em tempo real de alvarás, mandados dentre outros. O sistema nos aeroportos são integrados, raramente uma pessoa com problemas judiciais, consegue embarcar-desembarcar, sem ser preso. No mais, alguns esclarecimentos acerca do tema;

O devedor poderá dentro do prazo de três dias para o pagamento, justificar o motivo que ensejou o inadimplemento.

Na ausência da justificativa ou não sendo elas aceitas, não efetuando o devedor o pagamento no prazo de três dias, terá sua prisão decretada.

Contudo a partir de março de 2016, com a entrada em vigor do novo Código de Processo Civil, além da pena de prisão, o devedor da prestação alimentícia, poderá ter seu nome incluído no cadastro de mau pagadores, nos termos do artigo 782, § 3º do novo diploma legal.

A inclusão no cadastro de inadimplentes poderá ser realizada diretamente pelo juiz da causa a requerimento da parte.

Também importante saber que mesmo cumprindo o devedor a pena de prisão e, com a inclusão de seu nome no cadastro de inadimplentes, sua obrigação de pagar a dívida ainda existirá.

A exclusão da inscrição no cadastro de inadimplentes ocorrerá imediatamente quando o devedor quitar a dívida ou quando houver a extinção do processo, por qualquer outro motivo.

A nova medida trazida pelo novo Código de Processo Civil, visa garantir ainda mais o pagamento dos alimentos, conseqüentemente efetivar o direito da criança e do adolescente em recebê-los, para a garantia da sua subsistência.  

respondida Nível 6 1.376 pontos 6 9 13
0
obrigado pela resposta! O risco de ser preso no aereoporto existe tambem se ainda nao foi decretato o pedido de prisao?
0
Não, ele só existe quando o responsavel pelo menor, ou o proprio beneficiário da pensão presta queixa!
0
com processo aberto e alimentante nao encontrado, nesse caso e' praxi consolidada do juiz demorar em decretar a prisao? qual o iter mais consolidado nesses casos?
0
De toda sorte, o que mais é comum é haver uma Petição de Execução!!! Você tendo acesso ao processo, consegue ver o que já foi pedido e julgado, e o que esta por vir. Dê uma consulta neste site do CNJ:

www.cnj.jus.br/bnm

Você pode consultar mandados.. abraços!
0
desde ja agradeco...   Em verdade estava pensando de fazer acordo com exmulher.. So que nao sei se e" possiviel com um acordo por uma pedra tumbal..
 a pergunta:
 posso fazer um acordo com a ex em troca de um dinheiro ou outra coisa para que esse acordo produza efeito de lei definitivo respeito a renuncia da pensao alimenticia por sempre?
Eu falo para sempre porque nao gostaria fazer um acordo que depois ela poderia em juizo desfazer a qualquer momento..
0
Olá, bem dificil... mas tente extrajudicialmente uma conversa, se der certo, homologue com o juiz da ação....
0
OBS: Jamais faça qq acordo sem homologar em juizo! e sem um adv! por melhor que pareça ser!
0
entao, se entendi,   so se o nosso acordo for omologado de um juiz nao teria mas possibilidade da minha ex reverter de novo?            

e outro, e' verdade que nenheum juiz omologa um acordo desse tipo? Ou seja vai sempre defender os direitos do alimentante....
0
o que quer dizer sem um adv???
0
Sim, muito dificil como expliquei um juiz homologar algo danoso ou duvidoso, adv é advogado... jamais proponha nada a ela, ou vá em uma audiência sem um advogado de sua confiança...
0

desculpa rodrigo ma exatamente o que seria uma peticao de execucao?  seria algo relativo a sequestro de bens do devedor inadiplente de pensao alimenticia?

0
isto esta no seu processo?
0
no no meu processo nao esta ainda uma peticao de execucao. Eu queria so saber o que aconteceria ao um ben como uma casa presente no brasil, ou seja com essa peticao de execucao arriscaria a penhora desse bem embora que eu nao venho  encontrado no brasil?

Imagina ficar ausente do brasil por quatro anos... de qualquer forma o processo iria pela frente da mesma forma e ao meu retorno nao acho mais minha casa... E' mais ou meno por ai?
0
a execução se dá pelo não pagamento!
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de tomar qualquer ação que possa afetar seus direitos.

Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

0 votos
1 resposta
Se eu enriquecer, mas meu marido não (casados com separação total de bens), pode o filho DELE pedir aumento da pensão e eu ser obrigada a pagar? Eu melhorando de vida, e ele não. Até porque, tudo fica no meu nome, pois ele tem uma dívida em penhora. Inclusive, ele ... mesmo que a situação seja como o meu marido "morando de graça" e usufruindo do que é meu (por estar no meu nome, somente isso).
perguntado em 7 de dezembro de 2017 em Direito Civil Beatriz Lorraine Novato 0 pontos 1
0 votos
2 respostas
Pensão: O Pai falece, quem paga a pensão? Qual o procedimento? A mãe cuida da criança e estava habituada com o recebimento da pensão.
perguntado em 14 de setembro de 2017 em Direito Civil Henry Novato 2 pontos
1 voto
1 resposta
Vou pagar pensão ,mas o juiz ja determinou a porcentagem ,sem uma audiência ,eu moro na capital e meu filho no interior ,pode ser por isso?
perguntado em 20 de agosto de 2016 em Processo Civil Leandro Moraes Novato 5 pontos 1 1 1
0 votos
1 resposta
Quero saber o seguinte.. Não fui avisado sobre o valor e nem data sobre a pensão alimenticia. Atrasou 3 meses. Posso ser preso?
perguntado em 9 de março de 2016 em Direito Civil fabiano Novato 0 pontos 1 1 1
0 votos
1 resposta
É o seguinte, completei 20 anos esse ano e parei de receber minha pensão, eu recebo desde os 13 anos de idade. Alguns colegas me dizem que a pensão vai até os 18 e outros dizem até ser até os 21. Eu continuei receber mesmo depois de ter feito 18 anos. Eu só ... do TJES eu vi que o processo da pensão esta parado desde 2010, que eu saiba pra parar de pagar pensão tem que notificar a justiça não ?
perguntado em 25 de janeiro de 2017 em Processo Civil Joana D'arc Novato 0 pontos 1 2
Anúncio publicitário

...