• Novo cadastro
search
Entrar
Anúncio publicitário

0 votos

cláusula de retorno por premoriência do donatário

Suponha que uma pessoa faça uma doação de um veiculo com cláusula de retorno por premoriência do donatário e a coloca no seu testamento. Um dia o doador e o donatario sofrem um acidente de carro e ambos falecem sem que fosse possível precisar o exato horário da morte de cada um. Quem será o herdeiro do veiculo? Os  filhos do doador ou o marido e filhos do donatário?

perguntado em Direito Civil Novato 0 pontos
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos

Olá Luciene!

Excelente pergunta, penso Eu, que os Herdeiros do Doador! 

Artigo 547 do Código Civil: O doador pode estipular que os bens doados voltem ao seu patrimônio, se sobreviver ao donatário.'' 

O patrimônio, do doador morto, será herdado pelas pessoas que de fato e direito fizerem juz. Claro, que após inventário, e de todo o trâmite estabelecido em Lei.

Quanto ao item, revertido, deve ser proposta ação correta e competente para que o bem retone.

De fato, não seria uma transição tranquila, e ao meu ver, haveria controvérsias!

Abraços,

qq dúvida pergunte!

respondida Nível 6 1.376 pontos 6 9 13
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de tomar qualquer ação que possa afetar seus direitos.

Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

0 votos
1 resposta
Doação com consentimento do outro herdeiro legítimo é anulável? Prezados Doutores, Minhas respeitosas e cordiais saudações. Peço ajuda aos ilustres mentores... Analisando o art. 496 do Código Civil descobri que a VENDA realizada de ascendente a descendente SEM o ... vida ou após o falecimento do doador?? Mesmo COM o consentimento dos demais descendentes?? Desde já agradecendo cordialmente, Alberto
perguntado em 1 de novembro de 2014 em Direito Civil Alberto Carlos 88 Novato 3 pontos 1 1 2
0 votos
1 resposta
Boa Tarde Eu tenho um amigo que recebeu uma casa como doacão dos imãos a epoca ele era casado no regime de comunhão particial de bens, os irmão doaram ao casal mas na intenção de que o bem ficasse com ele, bom a esposa dele tinha um filho fora do casamento e ... com este meu amigo e se arrependem de ter doado ao casal, com falecimento dela ainda e possivel anular esta doação e fazer uma nova ??
perguntado em 17 de outubro de 2017 em Direito Civil Areta Rodrigues Novato 0 pontos 1
2 votos
0 respostas
Estava fazendo algumas questões de Direito Civil quando me deparei com a seguinte assertiva: "Na promessa de compra e venda de imóvel não loteado, pode-se inserir cláusula de arrependimento, contudo o exercício do direito de retratação só será cabível antes do pagamento total ... loteados. Eu gostaria de saber de onde vem essa diferença? Por qual motivo é possível pra um e não possível pra outro.
perguntado em 14 de maio de 2016 em Direito Civil Rafael Cândido Novato 10 pontos 1 1 2
0 votos
1 resposta
Uma tia do meu esposo, sem filhos e marido, fez a doação de um imóvel em vida para meu esposo há 6 anos. Meu esposo pagou todas as taxas no cartório referente a doação, mas não passou o imóvel para seu nome. Agora surgiu uma conversa de que um dos irmãos dessa tia, pediu ... O imóvel pode ser passado para esse tio? P.S.: Ela não ocupa o imóvel. Ela mora em outra casa. Imóvel foi ela quem comprou.
perguntado em 4 de novembro de 2017 em Direito Civil Erika Alves da Silva Novato 0 pontos
0 votos
1 resposta
Tento ser mais claro: se fulano declara em un contrato de deixar ciclano a possibilidade de passar no seu nome um imovel mas o contrato nao tem um prazo e ciclano depois de anos ainda morando no imovel nao prosegui a passar o imovel no seu nome continuando no nome de fulano, este contrato depois de quanto tempo vence?
perguntado em 2 de fevereiro de 2014 em Direito Civil Alexander
Anúncio publicitário

...