• Novo cadastro
search
Entrar
Anúncio publicitário

0 votos
O marido da Maria (viúva) com quem era casado pelo regime da comunhão universão de bens faleceu há 10 anos. O sogro faleceu há 20 anos e à época foi feito inventário (antes do casamento de Maria) . No entanto, agora surgiu uma conta poupança que era desconhecida dos herdeiros e foi feita uma sobrepartilha. Maria, sendo víúva de João, teria direito a esses valores, ou somente os filhos?
perguntado em Direito Civil Novato 0 pontos
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos
Olá!

De todos os bens do de cujus, a viúva, neste caso é meeira, e a metade restante será dos filhos herdeiros, metade esta a ser dividida entre eles.

Abraços!
respondida Nível 6 1.376 pontos 6 9 13
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de tomar qualquer ação que possa afetar seus direitos.

Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

0 votos
1 resposta
A VIÚVA TEM O DIREITO DE PASSAR UM BEM PARA O NOME DELA, ALEGANDO QUE TEM FILHO MENOR, ANTES DE TERMINAR O INVENTÁRIO? Olá, boa tarde! Gostaria que se possível tirassem essa dúvida. O pai morreu, deixando três filhos, um menor, e uma cônjuge. O inventário está ... e um funcionário da prefeitura para retirá-lo do local, e agora isto. Ela está certa? Agradeço cada opinião. fico no aguardo. Abraço.
perguntado em 25 de setembro de 2017 em Direito Civil ADGYNHA CAMPOS Novato 0 pontos
0 votos
1 resposta
tenho um casa de inventario de avos em que os netos sao herdeiro, haja vista que o filh (pai dos herdeiros) é pre-morto, isto é, morreu antes dos pais. é necessario que se faça junto com o inventario dos avos o inventario do filho?
perguntado em 21 de agosto de 2017 em Direito Civil alana evaldt Novato 0 pontos
0 votos
0 respostas
Uma casa financiada que foi comprada antes da união estável e algumas parcelas foram sendo pagas durante poucos meses no decorrer da união estável. Isso dá direito ao companheiro (a) o direito real de habitação ou parte na casa? A casa foi comprada por um casal ... quitação por sinistro pelo seguro. A companheira faz jus ao bem referente a esses meses? Como isso é apreciado pela justiça? Obrigado
perguntado em 7 de novembro de 2016 em Direito Civil Vinicius Martins Novato 0 pontos 1 2
1 voto
1 resposta
Vamos ao caso pratico: O homem passa em vida para um dos filhos uma casa de seus bens como presente de casamento (o pai diz a todo mundo que quem deu foi o irmão dele, tio do beneficiario da doação). Em 1998 (Depois de 15 anos o pai falece), o espolio ... terceiro falou que ele passou a casa pro nome da esposa com medo que os irmãos descobrisse e tomasse as devidas providencias, ao meu ver: má-fé
perguntado em 12 de setembro de 2014 em Direito Civil Diogo França Novato 5 pontos 1 1 2
0 votos
1 resposta
Tenho uma cota da ABCZ que foi do avo da minha esposa para transferir para meu nome.Tenho documento com todos os herdeiros concordando em passa-la para mim,no entanto a entidade alega tem que fazer novo inventario e incluir o bem.O inventrio tem 40 anos.
perguntado em 10 de julho de 2017 em Direito Civil Leonardo Teles Diniz Novato 0 pontos 2
Anúncio publicitário

...