• Novo cadastro
search
Entrar
Anúncio publicitário

0 votos
perguntado em Processo Penal Novato 5 pontos 1 3
Anúncio publicitário

1 resposta

1 voto

O silêncio do réu não é indício de culpa ou gera presunção dela. A Constituição garante o direito de permanecer calado. O Código de Processo Penal esclarece que o silêncio do réu não é confissão e não pode ser usado para prejudicar a defesa.

Constituição da República

Art.5º

(...)

LXIII - o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado;

 

CPP

Art. 186. Depois de devidamente qualificado e cientificado do inteiro teor da acusação, o acusado será informado pelo juiz, antes de iniciar o interrogatório, do seu direito de permanecer calado e de não responder perguntas que lhe forem formuladas. (Redação dada pela Lei nº 10.792, de 1º.12.2003)

Parágrafo único. O silêncio, que não importará em confissão, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa. (Incluído pela Lei nº 10.792, de 1º.12.2003)

respondida Nível 9 2.602 pontos 14 18 31
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de tomar qualquer ação que possa afetar seus direitos.

Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

0 votos
1 resposta
Em casos onde o computador está criptografado (é virtualmente impossível obter acesso a informações sem a senha), durante investigação o cliente pode se resguardar alegando o direito de não produzir provas contra si mesmo? Um exemplo é o caso famoso de Daniel Dantas, ... ao FBI, que não conseguiu obter acesso as informações. Mesmo no EUA, onde tais casos são frequêntes, não parece haver consenso.
perguntado em 28 de novembro de 2017 em Processo Penal Fernando Lucas Novato 2 pontos 1 2
0 votos
0 respostas
Gostaria de saber quanto tempo pode levar para o juiz proclamar a sentença ? Hoje foi publicado local físico concluso .
perguntado em 1 de dezembro de 2017 em Processo Penal Shirley de Oliveira Encontrão Novato 0 pontos 1
0 votos
1 resposta
Boa tarde! Em fevereiro do corrente ano coloquei um bem móvel a venda é um amigo se interessou, não fiz contrato por ser um 'amigo'. Um erro eu sei, mas formamos um acordo, eu cederia o bem de imediato para seu uso e até dezembro ... de desistência, registradas pelo aplicativo whatsapp. Essas conversas são meio de prova? Posso acionar judicialmente essa pessoa para cumprir a obrigação? Obrigada!
perguntado em 31 de agosto de 2017 em Processo Civil Ana Garcia Novato 0 pontos 1
0 votos
1 resposta
Olá, Gostaria de saber se as provas obtidas pela polícia através da violação de domicílio são suficientes para instaurar processo judicial. Essa prática está sendo comum na minha cidade, onde a polícia adentra domicílios sem nenhuma autorização ou mandato e ao encontrar ilícitos prende o proprietário, que responde posteriormente a um processo judicial. Agradeço a compreensão.
perguntado em 17 de julho de 2016 em Processo Penal Luciano Fernandes Novato 0 pontos 1 1 2
0 votos
1 resposta
Pretendo ajuizar Ação Revisional de Benefício do INSS, mas Banco do Brasil se recusa a fornecer contra-cheque de ex-funcionário, alegando que não existe previsão legal que o obrigue a fornecer tais documentos. Como fazer para obtê-los ? HABEAS DATA, MANDADO DE SEGURANÇA ?
perguntado 3 dias em Processo Trabalhista luiz viana Novato 0 pontos 1
Anúncio publicitário

...