• Novo cadastro
search
Entrar
Anúncio publicitário

0 votos
Estou aposto a impetrar um REsp junto ao TJ de São Paulo. Observando o cabimento do mesmo fiquei em dúvida quanto ao item de contrariedade. Somente à legislação ou também à jurisprudência permite tal recurso.
Obrigado
perguntado em Processo Civil Novato 0 pontos 1
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos

Recurso especial pode ser impetrado em face de decisão que dá interpretação diversa a lei federal em relação a de outro tribunal:

Constituição da República

Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça:

(...)

III - julgar, em recurso especial, as causas decididas, em única ou última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão recorrida:

(...)

c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.

respondida Nível 9 2.602 pontos 14 18 31
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de tomar qualquer ação que possa afetar seus direitos.

Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

0 votos
2 respostas
1 voto
2 respostas
Qual recurso cabível contra decisão que realizou juízo de admissibilidade contrariando, assim, o art. 1030 do NCPC? Foi interposto Recurso Especial em face de acórdão que julgou recurso de apelação antes da entrada em vigor do novo CPC, todavia, após a entrada em vigor do ... remetido ao STJ para que lá fosse realizado o juízo de admissibilidade? Poderia me valer do art. 1042 e utilizar o agravo?
perguntado em 30 de março de 2016 em Processo Civil Helen Zampiere Novato 5 pontos 2 2 3
0 votos
0 respostas
Pessoal, boa noite! Tenho um caso onde foi deferido a quebra de sigilo bancário do alimentante em ação Revisional de alimentos. Ocorre que o alimentante, em sua contestação juntou algumas provas que demonstram a sua real situação financeira, inclusive copia de sua ... acerca do recurso contra o deferimento de quebra de sigilo bancário do reu (alimentante), uma vez que ha novidades no NCPC.
perguntado em 18 de janeiro de 2017 em Processo Civil HELTON CORREIA Novato 0 pontos 1 2
1 voto
1 resposta
Juiz indeferiu pedido de tutela antecipada do autor, que manifestou agravo de instrumento. O desembargador negou provimento ao recurso dizendo que a decisão estava de acordo com uma súmula. Há recurso?
perguntado em 11 de outubro de 2014 em Processo Civil Ana Luiza De Assis Novato 5 pontos 1 1 2
0 votos
0 respostas
Agravo de instrumento interposto no período de recesso e indeferido - a quem devo endereçar o agravo interno? Interpus agravo de instrumento no período de recesso do TJ e o mesmo fora indeferido pelo Desembargador "plantonista". Quero interpor agravo interno por discordar da ... ele não estará mais como relator a partir do final do recesso, portanto, a quem devo me dirigir no agravo interno?
perguntado em 7 de janeiro de 2017 em Processo Civil Papadimacopoulos Novato 0 pontos 1 2
Anúncio publicitário

...