search
Entrar
Anúncio publicitário


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos
Somente minha mãe pode assinar para que eu case o Civil, pois não tenho contato com meu pai e ela é quem contém minha guarda.

Tenho 16 e eu e meu noivo queremos nos casar, a questão é que não tenho contato com meu pai, não vejo ele há muito tempo apesar de morarmos na mesma cidade, pesquisando descobri que é necessário que os dois (pai e mãe) assine a autorização para que eu me case, gostaria de saber se somente minga mãe pode autorizar pois é ela quem contém minha guarda.
em Direito Civil Novato 0 pontos
Anúncio publicitário

2 respostas

0 votos

Você, deve tentar falar com ele, é a melhor saída, contudo caso ele não detenha mais o poder familiar, seria em tese possível apenas com a assinatura de sua mãe, a orientação é você ir até o cartório e perguntar, se no caso de seu pai não deter o poder familiar, se apenas a assinatura de sua mãe bastaria. Ainda, há possibilidade de entrar em juízo, e conseguir via judicial, em último caso claro.

De todo modo, lá vão os dispositivos legais brasileiros:

A autorização para menor se casar deve ser dada por ambos os pais ou pelos representantes legais:

Código Civil, Art. 1.517. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil.

Se os pais tiverem opiniões diferentes, qualquer um deles pode recorrer a um juiz para decidir o conflito:

CC, Art. 1.517. (...)

Parágrafo único. Se houver divergência entre os pais, aplica-se o disposto no parágrafo único do art. 1.631.

CC, Art. 1.631. (...)

Parágrafo único. Divergindo os pais quanto ao exercício do poder familiar, é assegurado a qualquer deles recorrer ao juiz para solução do desacordo.

Se a negativa do consentimento tiver motivo injusto, um juiz pode consentir no lugar dos pais:

CC, Art. 1.519. A denegação do consentimento, quando injusta, pode ser suprida pelo juiz.

Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles. Rui Barbosa.
Nível 11 3.350 pontos 9 11 14
Anúncio publicitário

0 votos

Dar autorização para filho menor se casar faz parte das atribuições do poder familiar. O poder familiar é exercido por ambos os pais, porém, na ausência de um deles, o outro pode exercê-lo com exclusividade. Por isso, a ausência do pai permite que a mãe autorize o casamento de filho menor sozinha.

Código Civil

Art. 1.517. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil.

(...)

Art. 1.631. Durante o casamento e a união estável, compete o poder familiar aos pais; na falta ou impedimento de um deles, o outro o exercerá com exclusividade.

Renan Akamine é fundador do site Pergunte Direito e graduado em Direito pela PUC-SP.
Nível 13 4.673 pontos 15 18 35
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

6.132 perguntas

3.265 respostas

1.306 comentários

14.200 usuários

Anúncio publicitário


Perguntas relacionadas

Anúncio publicitário

...