search
Entrar
Anúncio publicitário


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

1 voto
Gostaria de cancelar ou trancar minha matricula de pós graduação em um centro universitário, mas no contrato há uma multa para tal de 30% sobre o valor total do curso. Achei extremamente abusivo e gostaria de saber se isto é constitucional.
perguntado em Direito do Consumidor Novato 5 pontos 1
Anúncio publicitário

1 resposta

1 voto
Em São Paulo há vários julgados em que o tribunal de justiça considerou abusivo cobrar por mensalidades não cursadas, posteriores ao pedido de cancelamento:

https://www.perguntedireito.com.br/11899/#a11914

Não encontrei decisões semelhantes no TJ do Rio de Janeiro. A lógica usada pelo tribunal paulista é que não se pode cobrar por serviços não prestados. Acredito que o TJRJ adotaria entendimento semelhante em função da proibição do enriquecimento sem causa.
Renan Akamine é fundador do site Pergunte Direito e graduado em Direito pela PUC-SP.
respondida Nível 12 4.421 pontos 15 18 35
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

Anúncio publicitário

...