• Novo cadastro
search
Entrar
Anúncio publicitário


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos
Trabalhei de 10/1985 até 06/1989 em uma mercearia , porem, sem registro, na época tinha 15 anos de idade.   O comercio fechou em 1990, porem, a pessoa proprietária ainda reside na cidade. Minha duvida é o seguinte: Uma declaração deste patrão é possível para comprovação e contagem tempo para contribuição inss??
perguntado em Direito Previdenciário Novato 0 pontos
Anúncio publicitário

2 respostas

0 votos
Como o nome pressupõem, a contagem de tempo de contribuição do INSS leva em conta a contribuição ao mesmo.

Como você informou que não houve registro neste período, de igual maneira não houve contribuição ao INSS, portanto não sendo possível computá-lo no tempo de contribuição.
respondida Novato 10 pontos 1
Anúncio publicitário

0 votos

Olá Alessandro,

A resposta é sim, leia atentamente este texto, boa sorte abraços!

Muitas empresas na tentativa de pagar menos impostos acabam não registrando seus funcionários. O funcionário na hora da contratação acredita que isso é vantajoso, pois muitas vezes ele recebe um pouco mais por isso, e não se incomoda de não ter o registro na carteira de trabalho.

O problema aparece quando chega perto da aposentadoria, quando esses meses ou anos sem registro vão fazer muita diferença.

A boa notícia é que o segurado (quem tem direito a se aposentar) pode pedir que o INSS reconheça o período sem registro na carteira de trabalho para a sua aposentadoria, independentemente de a empresa ter recolhido o INSS.

Parece estranho, não é? Mas é assim mesmo, o trabalhador não pode ser prejudicado nessa hora porque a obrigação de pagar o INSS era da empresa, e não do trabalhador.

Você vai precisar de documentos que comprovem que você realmente trabalhou na empresa, alguns exemplos desses documentos são:

respondida Nível 8 2.247 pontos 6 11 13
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de tomar qualquer ação que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

Anúncio publicitário

...