search
Entrar

Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos
processo cível Conclusos para Sentença cabe ou é possível levar fato novo ao juiz?
em Processo Civil 0 pontos
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos

Olá, acredito que sim, contudo você deve ser rápido!!!

Moacyr Amaral dos Santos propôs dois requisitos para o juiz levar em consideração quando da apreciação de um fato novo legítimo: 

1.º, que tenham ocorrido depois da propositura da ação;

 2.º, que influam no julgamento da lide, isto é, que a lei material diga que o fato novo constituiu, modificou ou extinguiu o direito controvertido”. 

Some-se a esses dois um terceiro elemento, encampado expressamente pelo CPC/2015: a observância ao princípio do contraditório (CPC/2015, arts. 9º e 10).

Demonstre a “força maior” que impediu a apresentação do fato no momento processual adequado, seja pela sua inexistência, seja pelo desconhecimento escusável da parte interessada. Admitir o contrário é prestigiar a utilização de estratagemas processuais escusos, infringindo os deveres de lealdade processual e cooperação.

Abraços!

Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles. Rui Barbosa.
3.384 pontos

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

...