• Novo cadastro
search
Entrar
Anúncio publicitário


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos
perguntado em Processo Civil Novato 0 pontos 1
0
Intimação pessoal de quem? De qualquer pessoa ou de uma instituição como o Ministério Público?
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos

Olá,

Este é um tema muito complexo, além de amplo. Deve se, estar atento caso a caso, conferindo todos os detalhes, todas etapas da citação. Sua pergunta é muito genérica, tornando impossível uma resposta, contudo vou tentar trazer dois exemplos, quais sejam:

Exemplo 1: João não foi citado, contudo de uma forma ou outra fica sabendo que existe um processo contra ele em andamento, João não poderá alegar nulidade ou falta de citação. 

Art 239

§ 1o O comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a nulidade da citação, fluindo a partir desta data o prazo para apresentação de contestação ou de embargos à execução.

Exemplo 2: João não foi ''citado'', não foi encontrado para integrar a lide, e o Juiz indefiriu a citação por Edital. Neste caso João não sofrerá nenhuma sequela, pois, não se dará andamento ao processo.

Art. 251.  Incumbe ao oficial de justiça procurar o citando e, onde o encontrar, citá-lo:

Art. 252.  Quando, por 2 (duas) vezes, o oficial de justiça houver procurado o citando em seu domicílio ou residência sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar qualquer pessoa da família ou, em sua falta, qualquer vizinho de que, no dia útil imediato, voltará a fim de efetuar a citação, na hora que designar.

Art. 254.  Feita a citação com hora certa, o escrivão ou chefe de secretaria enviará ao réu, executado ou interessado, no prazo de 10 (dez) dias, contado da data da juntada do mandado aos autos, carta, telegrama ou correspondência eletrônica, dando-lhe de tudo ciência.

Art. 256.  A citação por edital será feita:

I - quando desconhecido ou incerto o citando;

II - quando ignorado, incerto ou inacessível o lugar em que se encontrar o citando;

III - nos casos expressos em lei.

Note que a palavra 'citado' é relativa, subjetiva. Possa ser que o citando esteja se escondendo, possa ser que mudou mesmo de endereço, e este é lugar não sabido, possa ser que o Autor esteja agindo de má-fé. 

Art. 258.  A parte que requerer a citação por edital, alegando dolosamente a ocorrência das circunstâncias autorizadoras para sua realização, incorrerá em multa de 5 (cinco) vezes o salário-mínimo.

Parágrafo único.  A multa reverterá em benefício do citando.

Enfim, cada caso é um caso, 

Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles. Rui Barbosa.
respondida Nível 10 2.972 pontos 8 11 14
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

Anúncio publicitário

...