search
Entrar
Anúncio publicitário


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos
Vander contratou o eletricista Mévio para fazer as instalações elétricas de sua nova casa. Ocorre que o vizinho de Vander, Cícero, é um idoso que vive acamado e ligado a aparelhos que lhe garantem a sobrevivencia e Mévio nutre ódio mortal por ele. Mévio engendra um dispositivo que faz com que a energia da casa de Cícero, a qual mantém os aparelhos que lhe garantem sobrevida funcionando, sejam desligados quando as luzes da casa de Vander sejam ligadas. Finalizada a obra, Vander muda-se para sua nova casa e já na primeira noite promove uma festa de inauguração para seus amigos. Ao acender as luzes, Vander, em virtude do dispositivo sorrateiramente instalado por Mévio, acaba por cortar a energia dos aparelhos de Cícero, o qual vem a falecer. Pergunta-se: Vander deve responder por crime de homicídio? Em caso negativo, por que? em caso positivo fundamente.
em Direito Penal 2 pontos
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos
 
Melhor resposta

Olá,

Vander, não, não responde por crime, nem sequer na modalidade culposa, trata-se de fato atipico.

Exercício Regular de Direito é uma das excludentes de ilicitude  (é tirar um componente essencial da constituição do crime).
 Logo, excluí-la é justificar a conduta, deixá-la de acordo com o ordenamento jurídico, o que por consequência faz desaparecer a criminalidade do fato.

EXEMPLOS:
✔ 1) O pugilista que desfere golpes no adversário em uma luta de boxe não poderá ser processado por Lesão corporal, pois exerce um direito legal de praticar o esporte.
✔ 2) O médico cirurgião que, ao realizar um procedimento, precisa realizar uma dierese (divisão dos tecidos que possibilita o acesso à região a ser operada), também não pode ser processado por lesão corporal, pois é um ato legítimo e necessário, portanto, legal.
Esta excludente esta tipificada no Artigo 23, III do Código Penal.

Quem deverá responder por homicidio, na forma qualificada é Mévio.

Art. 121. Matar alguem:

        Pena - reclusão, de seis a vinte anos.

Homicídio qualificado

        § 2° Se o homicídio é cometido:

II - por motivo futil;

IV - à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossivel a defesa do ofendido;

Pena - reclusão, de doze a trinta anos.

Dica, não existe Homicidio Duplamente ou Triplamente Qualificado. Existe, como dito no início, homicídio qualificado.Deve se, escolher apenas um entre eles, e agravar um ou mais que ficaram para trás

Abraços!

Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles. Rui Barbosa.
3.367 pontos
escolhida como melhor resposta por
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

6.656 perguntas

3.505 respostas

1.384 comentários

14.307 usuários

Anúncio publicitário


Perguntas relacionadas

Anúncio publicitário

...