search
Entrar
Anúncio publicitário


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos
Treino em um dojo d artes marciais e lá vendem os equipamentos d proteção por um certo preço. Eu posso ser obrigado a adquirir e usar esses produtos? Sendo que pesquisando fora, vc consegue exatamente a mesma coisa por 30-40% do valor cobrado. Obrigado
em Direito do Consumidor Novato 0 pontos
0
Obrigar de que maneira? O que acontece com o aluno que compra de outro lugar?
0
O aluno pode ter q pagar mais caro em outras coisas para "compensar" a compra fora. A obrigatoriedade se dá de forma moral, dizendo q deveria comprar para ajudar e valorizar a empresa q se esforça pra vender os produtos, mesmo praticando valores acima do mercado
Anúncio publicitário

1 resposta

1 voto

Boa tarde, 

O Código de Defesa do Consumidor prescreve que o consumidor deve ter ampla liberdade de escolha quanto ao que deseja consumir.

Assim, não pode o fornecedor fazer qualquer tipo de imposição ao consumidor quando da aquisição de produtos ou serviços, caso contrário estaremos diante de "venda casada" o que e expressamente proibido pelo código de defesa do consumidor no artigo 39, I. 

A prática de venda casada configura-se sempre que alguém condicionar, subordinar ou sujeitar a venda de um bem ou utilização de um serviço à aquisição de outro bem ou ao uso de determinado serviço.

Novato 45 pontos
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

6.385 perguntas

3.387 respostas

1.336 comentários

14.276 usuários

Anúncio publicitário


Perguntas relacionadas

Anúncio publicitário

...