search
Entrar
Anúncio publicitário

7.354 perguntas

3.746 respostas

1.487 comentários

14.390 usuários

Anúncio publicitário



Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos
Em 21/12/2019 completo 86 pontos pela regra atual e atinjo direito ao valor integral. Se a reforma da previdência for aprovada antes de 21/12, já pode ser considerado como direito adquirido?

Minha dúvida é sobre se tenho direito adquirido, ou se vou entrar ainda assim na regra de transição... :(
Muito obrigada!
em Direito Previdenciário 0 pontos
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos

Direito adquirido surge a partir do momento em que alguém preenche todos os requisitos legais para obter um direito. Se a lei entra em vigor um dia antes de alguém preencher os requisitos, é possível que ele perca o direito ou necessite preencher mais requisitos para adquirí-lo.

Respondendo sua pergunta, uma pessoa que está prestes a se aposentar pode sim ser prejudicada por mudanças ou regras de transição. É possível no sentido de que não é proibido ao Poder Legislativo fazer isso.

Só vamos saber mais detalhes depois que o Presidente da República encaminhar sua PEC.

Renan Akamine é fundador do site Pergunte Direito e graduado em Direito pela PUC-SP.
7.881 pontos
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

...