search
Entrar
Anúncio publicitário


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos
Estou gestante e Gostaria que a empresa reduzisse minha jornada e claro acho justo o meu salário também. Eles podem fazer isso sem prejudicarem a mim e a eles?

Estou gestante de 11 semanas e vem sendo bem difícil para mim. Meu trabalho é bem longe da minha residência e eu levo em torno de 3 horas para chegar e um pouco mais de 3 horas no retorno. trabalho das 7 as 17 e Gostaria muito de reduzir minha jornada e claro o salário por consequência.  No caso eu trabalharia no horário de maior necessidade da empresa.  Eles podem fazer isso sem se prejudicarem futuramente é também sem prejudicar a mim?
em Direito Trabalhista Novato 0 pontos
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos

Encontrei julgados do TST dizendo que é lícita a redução de jornada e correspondente redução salarial feita a pedido do empregado.

O tribunal explica que é permitida a redução salarial proporcional à redução de jornada a pedido do empregado. Segundo ele, o mútuo consentimento garante a licitude da alteração do contrato individual porque afasta a unilateralidade da mudança.

AGRAVO DE INSTRUMENTO DA RECLAMANTE. REDUÇÃO SALARIAL. REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA A PEDIDO DA RECLAMANTE. MÉDICA. DANO MORAL NÃO DEMONSTRADO. DESPROVIMENTO.

(...)

Em razões de recurso de revista, reiteradas em sede de agravo de instrumento, a reclamante requer seja reconhecida e declarada a nulidade da redução salarial havida, bem como da alteração contratual lesiva sem a interveniência sindical/ministerial. Aponta violação dos artigos 7º, VI, da Constituição Federal e 468 da CLT. Traz arestos para confronto de teses.

A eg. Corte Regional verificou que não houve redução nominal do salário, mas sim pedido de redução da carga horária pela própria reclamante, de modo que não há que se falar em redução salarial lesiva considerando que o valor do salário-hora foi mantido.

Não se vislumbra ofensa aos artigos 7º, VI, da Constituição Federal e 468 da CLT, que tratam respectivamente de irredutibilidade salarial e da licitude da alteração do contrato de trabalho por mútuo consentimento; isto porque não há alteração unilateral da jornada de trabalho, na medida em que a própria reclamante, médica, requereu a redução da carga horária, tampouco se verifica redução salarial, mas remuneração adequada à nova jornada de trabalho.

Os arestos colacionados são inespecíficos, pois nenhum deles parte do pressuposto dos autos, em que a própria reclamante (médica) requereu redução de sua jornada de trabalho. Incidência da Súmula 296 do TST.

Nego provimento.

(ARR - 173400-29.2009.5.01.0247 , Relator Ministro: Aloysio Corrêa da Veiga, Data de Julgamento: 02/10/2013, 6ª Turma, Data de Publicação: DEJT 04/10/2013)

Em outro julgado, o TST negou o recurso da reclamante que pretendia reconhecer a ilegalidade da redução de carga horária e o abatimento salarial correspondente.

REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA. PROFESSOR. ALTERAÇÃO CONTRATUAL. Não há como se concluir pela alteração contratutal nos termos do artigo 468 da CLT se o empregado é que requer a redução da carga horária. O pedido do empregado afasta o prejuízo concernente ao referido dispositivo consolidado. Recurso de Revista conhecido em parte e provido.

(RR - 547316-56.1999.5.01.5555 , Relator Juiz Convocado: Lucas Kontoyanis, Data de Julgamento: 25/08/1999, 3ª Turma, Data de Publicação: DJ 08/10/1999)

Renan Akamine é fundador do site Pergunte Direito e graduado em Direito pela PUC-SP.
Nível 13 4.688 pontos 15 18 35
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

6.148 perguntas

3.270 respostas

1.308 comentários

14.215 usuários

Anúncio publicitário


Perguntas relacionadas

Anúncio publicitário

...