search
Entrar
Anúncio publicitário


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos
A empresa de organização de festas “The Chainsmokers" estava passando por dificuldades financeiras. Por esta razão demitiu 8 (oito) de seus 20 (vinte) funcionários, sem arcar com os direitos trabalhistas rescisórios dos mesmos. Três (03) dias após estas demissões, a empresa foi vendida a um grande grupo de produção de eventos.

Com base no caso acima, é possível afirmar que os créditos trabalhistas devidos aos 08 (oito) funcionários demitidos antes da sucessão serão de responsabilidade exclusiva do antigo empregador? Fundamente observando a Reforma Trabalhista.
em Direito Trabalhista Novato 0 pontos 1
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos

Os débitos trabalhistas são de responsabilidade exclusiva da empresa sucessora, ou seja, de quem adquiriu a empresa. Todavia, a responsabilidade será solidária em caso de comprovação de frauda na sucessão.

CLT

Art. 448-A.  Caracterizada a sucessão empresarial ou de empregadores prevista nos arts. 10 e 448 desta Consolidação, as obrigações trabalhistas, inclusive as contraídas à época em que os empregados trabalhavam para a empresa sucedida, são de responsabilidade do sucessor. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)

Parágrafo único.  A empresa sucedida responderá solidariamente com a sucessora quando ficar comprovada fraude na transferência. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)

Renan Akamine é fundador do site Pergunte Direito e graduado em Direito pela PUC-SP.
Nível 13 4.688 pontos 15 18 35
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

6.148 perguntas

3.270 respostas

1.308 comentários

14.215 usuários

Anúncio publicitário


Perguntas relacionadas

Anúncio publicitário

...