search
Entrar
Anúncio publicitário

7.361 perguntas

3.748 respostas

1.487 comentários

14.391 usuários

Anúncio publicitário



Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos
Boa tarde Dr eu estou recebendo ligações é mensagem de uma agência de cobrança me ameaçando de caçar a CNH é Bloquear o meu cartão de crédito pelo artigo 139 lv cpc ele pode fazer isso mesmo a minha dívida já estando prescrita e qual procedimento tomar no causo de
eles fazer isso posso entrar na justiça por dano morais eu estou gravando todas as ligações deles...
em Direito do Consumidor 0 pontos
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos

Dívida prescrita pode ser cobrada, mas o devedor não tem obrigação de pagar. A mera cobrança de dívida prescrita, desde que não haja excessos, não dá direito a danos morais.

No entanto, inscrever o devedor de dívida prescrita nos órgãos de proteção de crédito dá direito a indenização por danos morais.

RECURSO INOMINADO. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO. COBRANÇA DE DÍVIDA PRESCRITA. ENVIO DE MENSAGENS ELETRÔNICAS A EMAIL CORPORATIVO. PUBLICIDADE A TERCEIROS QUE NÃO ACARRETA GRAVE OFENSA A ATRIBUTOS DE PERSONALIDADE. SITUAÇÃO QUE NÃO ULTRAPASSA HIPÓTESE DE MERO ABORRECIMENTO. DANOS MORAIS AFASTADOS. RECURSO DO BANCO PROVIDO. RECURSO DA AUTORA PREJUDICADO.

(TJPR - 2ª Turma Recursal - 0010188-96.2017.8.16.0014 - Londrina -  Rel.: Marcel Luis Hoffmann -  J. 02.04.2019)

RECURSOS INOMINADOS. PROTESTO DE DÍVIDA PRESCRITA. LEGITIMIDADE PASSIVA DAS EMPRESAS DE COBRANÇA. AUSÊNCIA DE INSCRIÇÕES ANTERIORES. DANO MORAL CONFIGURADO. INDENIZAÇÃO DEVIDA. SENTENÇA MANTIDA. RECURSOS CONHECIDOS E DESPROVIDOS.

(TJPR - 1ª Turma Recursal - 0019778-11.2015.8.16.0130 - Paranavaí -  Rel.: Maria Fernanda Scheidemantel Nogara Ferreira da Costa -  J. 27.02.2019)

Renan Akamine é fundador do site Pergunte Direito e graduado em Direito pela PUC-SP.
7.887 pontos
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

...