search
Entrar
Anúncio publicitário

Anúncio publicitário



Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos
quero saber se é instâncias eleitoral ou instâncias judiciario ou siglas de orgâos da administraçâo publica
em Direito Constitucional
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos
TRT, STJ e STF são todos órgãos do Poder Judiciário.

TRT é a segunda instância do tribunal trabalhista. Contra uma sentença proferida por uma vara trabalhista (primeira instância) cabe recurso ao TRT. A parte vencida em primeira instância pode pedir que o conflito seja analisado por outro juiz, na expectativa de que a nova decisão lhe seja mais favorável. De forma simplificada, a parte vencida busca uma "segunda opinião". Leia os artigos 678 a 680 da CLT.

STJ é chamado por alguns de terceira instância, porém não é tão simples assim. Os recursos apreciados pelo STJ não são uma mera reapreciação do conflito, ou seja, esse tribunal não age como uma "terceira opinião". Um dos recursos mais comuns ao STJ é o recurso especial. Ele é cabível para conflitos na interpretação, uniformização e desobediência judicial a leis federais. Note como é bem mais restritivo do que pedir uma "terceira opinião". Leia o Art. 109 da Constituição da República.

STF é o tribunal constitucional. Sua principal missão é garantir o cumprimento da Constituição da República, possuindo a autoridade de dar a interpretação final nos conflitos desse tema. Leia o Art. 102 da Constituição da República.
Renan Akamine é fundador do site Pergunte Direito e graduado em Direito pela PUC-SP.
8.373 pontos
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

...