search
Entrar
Anúncio publicitário

Anúncio publicitário



Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

1 voto
Em um contrato de aluguel o locador pode incluir o item "zelar pela moral e os bons costumes na relação com os vizinhos"? Entendo que isso seja muito subjetivo
em Direito Civil
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos

O dever de não violar os bons costumes está previsto no Código Civil (Art. 187), por isso não há problema em repetir essa obrigação em contrato.

De fato, é difícil entender o alcance e significado das normas que exigem obediência a "bons costumes" porque o seu conteúdo é intencionalmente vago.

"Segundo Clóvis Beviláqua, bons costumes são os que estabelecem as normas de proceder nas relações domésticas e sociais em harmonia com os elevados fins da vida humana, cuja ofensa mais direta e profunda fere os sentimentos de honestidade e estima recíproca. Para Oscar Tenório, os bons costumes abrangem os valores morais tutelados direta ou indiretamente pelo direito e não todos os que modelam os caracteres morais de determinado povo, porque se assim fosse ter-se-ia a anulação da aplicação da norma estrangeira."

DINIZ, Maria Helena. Código Civil anotado. São Paulo: Saraiva, 2009. 14 ed. Página 25.

Essa descrição aberta é uma forma de não precisar fazer uma lista exaustiva de situações contrárias a "bons costumes". Em outra oportunidade, Maria Helena Diniz exemplifica violação de bons costumes a prática de "magia negra, prostituição, mercantilização de órgãos e masoquismo".

Renan Akamine é fundador do site Pergunte Direito e graduado em Direito pela PUC-SP.
8.385 pontos
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

...