search
Entrar
Anúncio publicitário

6.999 perguntas

3.618 respostas

1.443 comentários

14.341 usuários

Anúncio publicitário



Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos
em Processo Civil 5 pontos
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos

A carta arbitral é o instrumento através do qual o juízo arbitral pode solicitar a cooperação do Poder Judiciário para tomar medidas coercitivas como uma providência cautelar ou antecipatória. Porque o juízo arbitral não tem autoridade legal para obrigar alguém a fazer algo, ele depende da cooperação da autoridade judicial.

O CPC prevê a figura da carta arbitral, para formalizar a comunicação de atos processuais envolvendo a entidade arbitral e o Judiciário. Há várias situações em que tal se fará necessário. A própria lei da arbitragem prevê a cooperação entre o árbitro e o juiz estatal (art. 22, § 4º, Lei nº 9.307/1996). É o caso de o árbitro determinar alguma providência cautelar ou antecipatória. A execução de tais medidas dependerá do Poder Judiciário, cuja atuação estará sujeita a pedido da entidade arbitral. Esta solicitação da intervenção do Poder Judiciário será feita através de carta arbitral. O mesmo se diga do caso de condução coercitiva de testemunha para depor perante árbitro.

José Rogério Cruz e Tucci et al. (Coordenador). Código de Processo Civil Anotado. AASP. São Paulo, 2015. ISBN 978-85-86893-00-1. Página 409.

Renan Akamine é fundador do site Pergunte Direito e graduado em Direito pela PUC-SP.
7.263 pontos
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

...