search
Entrar
Anúncio publicitário


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

2 votos
em Direito Civil 10 pontos
Anúncio publicitário

1 resposta

2 votos
A princípio pode parece um pouco complexo, mas tentarei explicar de forma clara.

Existem duas formas de parentesco aceitas no ordenamento jurídico brasileiro, quais sejam: parentes em linha reta e parentes em linha colateral.

Os em linha reta são aqueles que tem relação de descendência e ascendência (pai, avós, filhos)
Já os em linha colateral são aqueles que dividem um mesmo tronco sem descender um do outro, até quarto grau. (tios, primos, irmãos)

Dito isso, vamos ao cerne da questão que é a contagem.

Deve-se contar, necessariamente, os parentes necessários para que se alcance o qual você quer alcançar. Já explico.

Para que eu saiba qual é o grau de parentesco que tenho com meu avô, devo passar pelo meu pai e somente depois chegar no meu avo. Exemplificando: devo subir um grau para o meu pai (ascendente em primeiro grau) e mais um até meu avô (ascendente em segundo grau). Se fosse para meu bisavô, deveria passar pelo meu pai e pelo meu avô para alcançar ele(ascendente em terceiro grau)

É igualmente necessário fazer isso para os parentes em linha colateral. Imagine que quer saber quantos graus tem entre você e o seu primo: Deve '' subir '' para o seu pai, para o seu avô (pois sem ele não existiria nem o seu pai nem o seu tio), ''descer'' para o seu tio e, por ultimo, para o seu primo. Ou seja, seu primo é seu parente em quarto grau, não existindo, para o direito, '' primo de primeiro grau''

 
62 pontos
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

6.613 perguntas

3.492 respostas

1.376 comentários

14.305 usuários

Anúncio publicitário


Perguntas relacionadas

Anúncio publicitário

...