search
Entrar

Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos
Eu gostaria por favor de uma informação.  Sou casada à  07 anos meu esposo trabalha mas já é aposentado,  eu gostaria de saber se eu tenho direito a aposentadoria 100% na ausência dele, do carro e dinheiro q ele guarda na conta poupança desde q ele está  comigo. Obrigada.
em Direito Civil 0 pontos
editado por
0
Sim.
0
Sim Dr. Foi em comunhão universal de bens.
Anúncio publicitário

1 resposta

1 voto
Prezada Rita, acredito que primeiramente seja necessário distinguir pensão (originada da aposentadoria) do direito de sucessão (transmissão do patrimônio em razão da morte). A pensão é uma relação previdenciária e seguirá as regras do regime de previdência ao qual seu esposo estiver vinculado. Se for o Regime Geral de Previdência Social (INSS), pelas regras atuais, a pensão corresponderá a 100% do valor da aposentadoria, contudo, em favor do conjunto de beneficiários que o falecido tiver, de modo que você poderá ter de ratear este valor com filhos menores de 21 anos, ou inválidos, ou outros dependentes previdenciários que, por acaso, seu esposo tenha. Quanto ao direito à sucessão, regido pelo direito civil, na realidade, você é meeira dos bens citados (carro e poupança), sendo proprietária da metade deles por direito próprio. Esta porcentagem (metade) não integra a sucessão do seu esposo pois ela é sua! Quanto à outra metade, que é a que realmente pertence ao seu marido, se ele não fizer um testamento dispondo de modo diferente, ela caberá apenas aos descendentes (p. ex.: filhos, ...) se houverem, ou, na ausência de descendentes, a você conjuntamente com eventuais ascendentes (p. ex.: pais, avós, ...), ou, na falta tanto de descendentes, como de ascendentes, exclusivamente a você. Espero ter ajudado! Saudações!
0
Desculpe. Não é  pensão e sim a aposentadoria pq temos conta conjunta.

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

...