search
Entrar
Anúncio publicitário


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

1 voto
em Direito Constitucional Novato 5 pontos 1
Anúncio publicitário

1 resposta

1 voto
Caro Douglas,

Embora ambas as medidas tenham finalidades semelhantes, quais sejam versar sobre direitos difusos ( ato lesivo ao meio ambiente, ao patrimônio histórico e cultural, etc) c.f. art. 5º LXXIII da CF, art. 1º da Lei 7.347/85 e art.1º da Lei 4.717/65, estas não se misturam.

Reside entre elas algumas diferenças, das quais elenquei na minha opinião as mais importantes, sendo:

(A) a ação popular é considerada remédio constitucional, sendo uma garantia, e portanto podendo ser alterada apenas por emenda Constitucional, desde que não seja esta tendente a aboli-lá (art. 60, § 4º, IV); Já a ação civil pública pode ser alterada mediante Lei;

(B) todo o cidadão munido de seu titulo de eleitor é legitimado para propor ação popular; Com relação a ação popular só alguns tem esse privilégio (art. 5º da lei 7347/85).

e (C) Não cabe medida cautelar na Ação Popular, sendo possível o pedido liminar; Na ação civil pública a medida cautelar é possível cabendo também liminar ao caso.
Nível 6 1.325 pontos 16 31 50
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

6.148 perguntas

3.270 respostas

1.308 comentários

14.215 usuários

Anúncio publicitário


...