search
Entrar
Anúncio publicitário

Anúncio publicitário



Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

1 voto
gostaria de saber se depois de 21 anos posso para de pagar pensao alimenticia tendo em vista meu filho ja esta trabalhando e nao estudando
em Direito Civil 5 pontos
editado por
Anúncio publicitário

2 respostas

2 votos

"O filho não perde o direito à pensão quando completa a maioridade aos 18 anos; ele pode receber o benefício até os 24 anos, se comprovada a necessidade, ou até o término da faculdade, desde que esteja cursando. No entanto isso não está escrito na lei, mas é entendimento dos Tribunais Superiores e pode ser invocado quando for necessário."[1]

Isto porque os alimentos se baseiam na necessidade de quem recebe e na possibilidade de quem paga. É preciso provar que o filho maior de 18 anos não tem mais necessidade de receber a pensão alimentícia porque já pode se sustentar sozinho, como no caso de terminar a faculdade, já se constitui uma possibilidade do mesmo se sustentar sozinho.

Respondendo sua pergunta: cada caso é um caso e deve ser analisado individualmente na Justiça, é preciso constituir um advogado e ingressar com a ação de exoneração provando que ele não necessita mais desta ajuda, provando que o mesmo já pode se sustentar sozinho.

http://www.reginabeatriz.com.br/escritorio/noticias/noticia.aspx?id=280. Acessado em 12/08/2014.

 

38 pontos
editado por
–1 voto

A pensão encerra no momento em que o seu filho completa 18 anos. 

Se o seu filho já trabalha, não há motivo para pagar a pensão. 

Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

...