search
Entrar
Anúncio publicitário


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos
em Direito Tributário Novato 0 pontos
reclassificada
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos

Prezado,

A expropriação de bens do devedor segue uma ordem cronológica, qual seja a adjudicação, a alienação por iniciativa particular e a alienação em hasta pública.

Estabelece o art. 647, I, do CPC que a adjudicação será dada em favor do exequente ou das pessoas indicadas no § 2° do art. 685-A, quais sejam:

Art. 685-A.  É lícito ao exeqüente, oferecendo preço não inferior ao da avaliação, requerer lhe sejam adjudicados os bens penhorados. (Incluído pela Lei nº 11.382, de 2006).

§ 2o  Idêntico direito pode ser exercido pelo credor com garantia real, pelos credores concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem, pelo cônjuge, pelos descendentes ou ascendentes do executado. (Incluído pela Lei nº 11.382, de 2006).

Logo, a adjudicação dos bens sempre irá ocorrer antes do leilão dos mesmos,. Sendo lícita à fazenda pública expropriar os bens do devedor pela adjudicação quando esta for credora com garantia real ou concorrente do mesmo na ação.

Nível 6 1.325 pontos 16 31 50
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

6.345 perguntas

3.366 respostas

1.330 comentários

14.269 usuários

Anúncio publicitário


Perguntas relacionadas

Anúncio publicitário

...