search
Entrar
Anúncio publicitário


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

1 voto
em Processo Penal 5 pontos
reclassificada por
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos

O cálculo da prescrição da pretensão executória é o mesmo da prescrição antes do trânsito em julgado. O professor Pierpaolo Cruz Bottini comenta essa circunstância:

"(...) prescrição da pretensão executória. Ocorre quando o réu já foi julgado, sentenciado, mas o Estado deixa de iniciar a execução da pena, seja pela fuga do réu, ou seja por qualquer outro motivo similar. Assim, uma vez foragido o réu, e decorrido o período legal, perde-se o direito de aplicar a pena, de sancionar o condenado."

BOTTINI, Pierpaolo Cruz. Legalidade em xeque: a discussão no STF sobre a prescrição penal. https://www.conjur.com.br/2015-fev-03/direito-defesa-legalidade-xeque-discussao-stf-prescricao-penal

Referências

Código Penal

Art. 110 - A prescrição depois de transitar em julgado a sentença condenatória regula-se pela pena aplicada e verifica-se nos prazos fixados no artigo anterior, os quais se aumentam de um terço, se o condenado é reincidente.

Renan Akamine é fundador do site Pergunte Direito e graduado em Direito pela PUC-SP.
6.539 pontos
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

6.642 perguntas

3.500 respostas

1.384 comentários

14.306 usuários

Anúncio publicitário


Perguntas relacionadas

Anúncio publicitário

...