search
Entrar
Anúncio publicitário


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos
Bom dia a todos!

Sou advogado e estou com dúvida quanto a um procedimento aparentemente simples, mas que me deixou um pouco confuso quanto a possibilidade e procedimento. Minha cliente foi casada durante 30 anos, durante o casamento passou a utilizar o sobrenome de seu ex Marido, e nesse período passou a ser reconhecimeda profissionalmente por tal sobrenome. Em 2012 minha cliente se divorciou e quando da averbação do divórcio passou a utilizar seu nome de solteira. Procedeu com a alteração em seus documentos civis, tais como, CPF, Título de elitor, CNH e RG. Ocorre que minha cliente está muito arrependida,  a mesma não se reconhece mais sem o sobrenome do ex marido, ao fechar negócios se sente mal e esse sentimento só cresce, é preciso que se repita que a mesma é amplamente reconhecida pelo sobrenome que utilizava do ex marido quando casada. Seus filhos, da mesma forma, não admitem que a mâe não tenha o sobrenome da família e tal sitaução vem causando imenso desconforto. Seu ex marido fez declaração em cartório dando conta de que nada tem a opor quanto a reutilização de seu sobrenome pela sua em mulher, minha cliente. Gostaria de saber o seguinte : É possível que a mesma volte a utilizar em seus documetos civis o sobrenome  do ex marido que utilizou durante 30 anos ?  Qual o procedimento correto ?

Muito obrigado pela Atenção!
em Direito Civil Novato 2 pontos 1 1 2
editado por
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos
 
Melhor resposta
Caro Dr. Arthur,

A renúncia do sobrenome de casada é irretratável, mas me parece que há algumas exceções (além, é claro, da reconciliação). Uma das exceções é justamenteo reconhecimento do nome profissional. Veja:

EMENTA: DIVORCIO. DIREITO AO USO DO PATRONIMICO DO MARIDO RENUNCIADO NA SEPARACAO CONSENSUAL. POSSIBILIDADE DE RETRATACAO. SE AS PROPRIAS PARTES INTERESSADAS CONCORDAM; SE A MULHER E CONHECIDA NO BRASIL E NO EXTERIOR, PROFISSIONALMENTE, PELO NOME DO MARIDO; E, PARA EVITAR EVIDENTES PREJUIZOS NA IDENTIFICACAO DELA, PODE ELA VOLTAR A USAR O NOME DO MARIDO, RENUNCIADO POR OCASIAO DA SEPARACAO CONSENSUAL. APELO PROVIDO? (Apelação Cível Nº 597075936, Sétima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Eliseu Gomes Torres, Julgado em 25/06/1997).

Espero ter ajudado o colega.
Novato 36 pontos 1 1 4
escolhida como melhor resposta por
0
Caro Dr. Arthur,

Fico feliz em ter-lhe ajudado.

Quando a causa da sua cliente estiver ganha, envie-me o julgado!

Sempre às ordens,

Luciana Zoudine
0
Dr. Arthur,

Completando... o procedimento correto, neste seu caso, é Ação de Retificação de Registro Civil, a ser proposta no fórum da residência da interessada. Junte a declaração do ex-marido concordando com o uso do seu sobrenome, e também todas as provas possíveis do reconhecimento profissional do seu nome de casada (indique publicações, fóruns, teses, etc.). A juntada das certidões de nascimento de seus filhos também seria interessante, a fim de comprovar a necessidade dos filhos de terem o mesmo sobrenome da mãe, etc, etc. Dependendo das provas juntadas, talvez o juiz nem designe audiência...

Boa sorte!

Luciana
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

6.345 perguntas

3.366 respostas

1.330 comentários

14.269 usuários

Anúncio publicitário


Perguntas relacionadas

Anúncio publicitário

...