search
Entrar
Anúncio publicitário

Anúncio publicitário



Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos

Pedir demissão por justa causa.

Como não recebi as horas extras trabalhadas em dezembro pedi para ser mandado embora, a empresa se recusa a me mandar embora. Queria saber se posso pedir demissão por justa causa e receber todos os meus direitos. Detalhes fiz mais de 100 horas extras no mês, e venho fazendo horas extras a cinco meses e não recebo.

em Direito Trabalhista 0 pontos
editado por
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos

Boas, Diego.

Primeiro: a demissão por justa causa é um ato que apenas o seu empregador poderá fazer caso VOCÊ cometa falta grave. Em outra palavras, não há como você pedir demissão por justa causa.

Segundo: deixar o empregador de cumprir qualquer cláusula do contrato de trabalho é motivo para você pedir a RESCISÃO INDIRETA do emprego. No teu caso, como seu empregador não paga as mais 100 horas extras que você prestou, você terá direito de recebê-las sim.

Entretanto, não há como você sozinho pedir rescisão indireta a seu empregador, isto é, a Rescisão Indireta que será pleiteada é um processo judicial, que tramitará na justiça do trabalho.

É importante ressaltar que na Justiça do Trabalho você não precisa de advogado para pleitear seus direitos (pelo menos, nesse caso não). Basta que você se dirija até lá e explique a sua situação. Eles farão o protocolo de seu pedido e você retornará em 5 dias para reduzir a reclamação a termo, ou seja, para você "assinar um documento".

Nessa mesma oportunidade será marcada a primeira audiência para o fim de resolver a tua pendência.

De qualquer forma, procure resolver a sua situação. Afinal, é o suor do seu trabalho e acima de tudo é um DIREITO SEU.

Abraços

270 pontos
editado por
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

...