search
Entrar
Anúncio publicitário


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos
Estou cansado de ver os monstros de menores fazerem o que quererm e no máxmo acontecer é terem essas punições. Eles não podem ser presos e ter passar por sufoco nas cadeias lotadas? Se eu sou de menor e quiser matar alguém, posso ficar tranquilo?
em Direito Constitucional Novato 7 pontos
Anúncio publicitário

1 resposta

1 voto
 
Melhor resposta

Boas, Fellipe.

A questão da maioridade penal é um tema bastante complexo, que merece a devida atenção antes de qualquer manifestação a respeito. Primeiramente, cabe pontuar que o Brasil evoluiu muito desde que foi aprovado o Estatuto da Criança e do Adolescente, tendo sido pioneiro em uma legislação nesse sentido. O ECA é uma das legislações mais avançadas do mundo! Além disso, é fato que proteção do menor é de extrema importância com vistas a termos uma sociedade melhor no futuro. Entendo que você, como muitas outras pessoas, sinta-se revoltado com os crimes praticados pelos menores de idade que sofrem "apenas" medidas socio-educativas. Mas lhe informo que as medidas sócio-educativas ainda são a melhor opção. Para você ter uma ideia, o índice de reincidencia no sistema socio-educativo é de apenas 20%, se comparado ao sistema carcerário que é de 70%, ainda está muito melhor. Por isso, é necessário que enxerguemos que enquanto uma criança não tiver educação, carinho, família, atenção, saneamento básico, moradia, etc, de forma adequada, teremos ali um possível criminoso em potencial. Ainda assim, reconheço que a sensação de impunidade é grande, mas não se engane! A mídia conduz o povo a pensar da maneira que melhor lhe convém (ou que convém a interesses alheios, porém próximosa ela). Acredito que uma solução próxima para o problema seria o aumento no tempo das internações socio-educativas, mas jamais tirar o adolescente de um sistema de reincidencia mínima e colocá-lo na escola de criminosos. A título de curiosidade, hoje temos um déficit de 400.000 vagas no sistema (falido) carcerário brasileiro, você acha que jogar mais gente lá vai resolver? Muito além disso, a base de uma sociedade está na educação, como diria Cristovam Buarque (Deputado por SC), que se resolvam as deficiências na educação que quase tudo estará resolvido. Por fim quero ressaltar a você que essa pedalada constitucional que está em andamento vai ser um grande retrocesso para o nosso país e, se isso acontecer, tenho certeza que você vai lembrar do que eu escrevi hoje aqui. Torço para que o Senado Federal posicione-se de maneira que não atenda o interesse comum, no sentido de senso comum, e veja o quanto isso vai ser prejudicial para o Brasil.

Abraços

Nível 2 270 pontos
escolhida como melhor resposta por
0
Primeiramente agradeço por responder.  Concordo 100% com o que você diz, porém há algo que não está em seu texto e que me faz ser a favor da redução. Cadeia pra mim é pra ladrão. Casos horrendo como assassinatos brutais, estupros, violência extrema e dentre outras, no mínimo deveria ser executado. Qual seria o motivo de sustentar um monstro que matou e estuprou várias pessoas? Sendo que esses crimes está se estendendo para os menores e idade. Também acredito que a educação pode mudar o rumo não só do nosso país, mas de todo o mundo. Mas que seja para o menor que não tenha cometido algo tão brutal. Antes menos um monstro do que dezenas de pessoas inocentes.
0
Retomo o que eu disse antes, Fellipe. Talvez com educação não tenhamos mais esse tipo de situação. Lembre que às vezes a criança não escolhe o que vai ser na vida porque lhe resta apenas um caminho. Mas eu entendo a tua indignação.

Abraço
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

6.369 perguntas

3.377 respostas

1.334 comentários

14.273 usuários

Anúncio publicitário


Perguntas relacionadas

Anúncio publicitário

...