search
Entrar

Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

1 voto
Quanto tempo demora para o juíz avaliar o processo depois que aparece no site "CONCLUSOS PARA SENTENÇA"?

Bom tenho um processo de auxilio doença em andamento e acompanho pelo site mas no dia 27/05/2015 ás 12:29:23 hrs apareceu na descrição "CONCLUSOS PARA SENTENÇA" sei o que significa mas queria saber quanto tempo demora para o juíz avaliar?
em Processo Civil 5 pontos
editado por
Anúncio publicitário

2 respostas

3 votos

O novo Código de Processo Civil, em seu artigo 226, estabelece:

Art. 226.  O juiz proferirá:

I - os despachos no prazo de 5 (cinco) dias;

II - as decisões interlocutórias no prazo de 10 (dez) dias;

III - as sentenças no prazo de 30 (trinta) dias.

Assim, o juiz terá o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença se não houver justificativa que fundamente a necessidade de um prazo superior, nos moldes do artigo 227 do mesmo estatuto, que reza:

Art. 227.  Em qualquer grau de jurisdição, havendo motivo justificado, pode o juiz exceder, por igual tempo, os prazos a que está submetido.

61 pontos
Como saber o motivo da demora para juiz dar sentença?
0
Prazo tem, mas cumpri-lo, ai é outra coisa.Meu caso (APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO - CONVERSÃO TEMPO ESPECIAL EM COMUM): INICIO: 25/06/2018, desde de  06/04/2020 conclusos para julgamento. Hoje 12/09/2020, NADA.

Sinceramente, nem espero pra este ano. Sofro menos.

ISSO É BRASIL minha gente.

NÃO SE ILUDAM...
0
Isso mesmo João tô aqui ansioso e nada também ... Tem q ficar provando oq já é de direito e oq mais deixa idgnado é os PPP q as empresas fornece sem qualquer chance de vc provar porque reduzem os valores dos laudos p/ pagar uma contribuição menor e o governo nada faz p/ nos ajudar.
1 voto

ATENÇÃO! Esta resposta faz referências ao antigo CPC (Lei 5.869/73) que foi revogado pela Lei 13.105/2015.

Bem, de acordo com o estabelecido no artigo 456 do Códido de Processo Civil, encerrado o debate ou oferecidos os memoriais, o juiz proferirá a sentença desde logo ou no prazo de 10 (dez) dias. Ou seja, esse é o prazo para a prática de tal ato. Em caso de desrespeito ao referido prazo, tratando-se de infração de natureza disciplinar, poderá ser articulada uma representação dirigida ao órgão responsável no Tribunal de vínculo do magistrado, geralmente no Conselho da Magistratura. Só para exemplificar, encontramos no Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, dispositivo disciplinando a possibilidade de o juiz desidioso na prolação de sentença responder a processo administrativo disciplinar, após representação do interessado - artigo 9º, inciso XVIII. Provavelmente o TJSP deve ter semelhante mecanismo de controle de faltas disciplinares dos magistrados, em particular, por excesso de prazo.

174 pontos
O prazo para o juiz dar a sentença é contado em dias úteis ou corridos?
Prazo para o juiz é contado em dias úteis ou corridos?

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

...