search
Entrar
Anúncio publicitário


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

1 voto
O que implica ser procurador de alguém?

Quando João vai embora do brasil e deixa tudo na mão de Pedro com uma procuração de plenos poderes, Pedro pode livremente realizar qualquer coisa em nome de João, correto? Minha dúvida é que se João tiver problemas com a justiça ou dívidas deixadas para traz, Pedro sofrerá de alguma maneira por ser seu procurador? De alguma forma alguma empresa pode passar a cobrar do procurador Pedro quando não tiver mais acesso ao João?
Obrigado, gente.
perguntado em Direito Civil Novato 5 pontos 1 1 2
editado por
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos
"Procuração" é um termo frequentemente usado de forma incorreta. O acordo é chamado de "mandato". A "procuração" é meio pelo qual um mandato é outorgado.
 
Esclarecido esse ponto podemos nos dedicar à pergunta. O mandatário responde com seus próprios bens pelas obrigações do mandante? De forma alguma. O mandato é um contrato para agir em nome de alguém ou para lhe administrar os interesses. O Código Civil é claro nesse ponto:
 
Art. 653. Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato.
 
No entanto, o mandatário não está isento de responsabilização pelos prejuízos que causar culposamente. Leia os artigos 653 a 691 do Código Civil para entender melhor como funciona o mandato. Espero ter ajudado!
respondida Novato 19 pontos 1 1 1
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

Anúncio publicitário

...