search
Entrar
Anúncio publicitário


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

2 votos
em Direito Constitucional 1 1 1
reclassificada por
Anúncio publicitário

1 resposta

1 voto

Na verdade a confusão que se pode fazer é em relação ao Mandado de Segurança COLETIVO e a Ação Popular.

Há várias outras diferenças e nuances entre os institutos, mas, para simples identificação temos:

Ação Popular.

Conceito:  “Ação constitucional posta à disposição de qualquer cidadão para a tutela do patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, da moralidade administrativa, do meio ambiente e do patrimônio histórico cultural, mediante a anulação do ato lesivo” (Pinho, Rodrigo César Rebello, Teoria Geral da Constituição e Direitos Fundamentais, Editora Saraiva, 2ª edição).

-> Legitimado Ativos: Qualquer cidadão, ou seja, que tenha capacidade eleitoral ativa. Objeto -> Indivisível, tutela Direitos Difusos, Transindividuais, pessoas indeterminadas e indetermináveis que são afetadas, ex: poluição do ar, meio-ambiente, venda de medicamentos, etc.

Mandado de Segurança Coletivo.
 
Conceito: O Mandado de Segurança Coletivo é uma ação civil de rito sumário especial, destinada a afastar ofensa coletiva, através de ordem corretiva ou impeditiva da ilegalidade a ser cumprida pela autoridade coatora, devendo ser utilizado para defender direito líquido e certo da categoria, direitos coletivos, e não de um ou de outro membro da entidade representativa, há de se perseguir o direito toda uma classe, cujo objetivo seja profissional ou social.
 
Legitimados Ativos -> 5ª inciso LXX, (partido político com representação no Congresso Nacional e organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados [pertinência temática]  Objeto -> tutela de titulares indeterminados mas determináveis, por isso se diz "coletivo", pode também tutelar direito individual homogêneo.
 
 
Nível 3 330 pontos 3 6 13
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

6.132 perguntas

3.265 respostas

1.306 comentários

14.200 usuários

Anúncio publicitário


...