search
Entrar
Anúncio publicitário


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos
Herdeiros sao obrigados a abrir inventário qnd o valor das dívidas excede o valor dos bens?

Prezados senhores,
Meu pai faleceu no começo do ano. As dívidas excedem o valor dos bens deixados. Somos 2 herdeiros, eu e minha irmã. Gostaria de saber se neste caso, somos obrigados a abrir inventário, ou podemos deixar para que os credores o façam? Ou ainda, se espontâneamente abrirmos mão do direito de herança, se isso nos desobriga a fazer inventário.  Em minha posse, de bem, estou guardando em minha residência o carro dele, sem uso.
em Direito Civil Novato 0 pontos 1 1 2
editado por
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos
Se a dívida for bancária, o credor não vai ter como receber. "Os herdeiros abrem o inventário, e, quando for ser feita a partilha dos bens, o banco pode pedir que se reserve uma parte para pagar a dívida". Mas conta que se o valor for superior ao dos bens, a quantia será quitada e o restante irá para os herdeiros. Porém, se a dívida for maior, o credor recebe todo o seu hereditário e os herdeiros não respondem com seu patrimônio pessoal.
Novato 4 pontos 1 2 4
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

6.133 perguntas

3.265 respostas

1.306 comentários

14.203 usuários

Anúncio publicitário


Perguntas relacionadas

Anúncio publicitário

...