Anúncio publicitário

Quais são os limites mínimo e máximo do intervalo intrajornada do operador de telemarketing?

0 votos
perguntado em 29 de agosto de 2016 em Direito Trabalhista por Gabriel Torres Novato (0 pontos)
editado em 29 de agosto de 2016 por Renan Akamine
O Intervalo intrajornada mínimo de 20 minutos impede que o empregador estenda esse período para 01 ou 02 horas? Dividindo as 06 horas diárias em dois turnos de 3 horas? Como exemplo: Operador de Telemarketing inicia suas atividades as 09:00 até 12:00 (com intervalo intrajornada de uma hora) e no segundo turno de 13:00 as 16:00.
No meu ponto de vistá os 20 minutos é um intervalo mínimo e que poderia ser majorado para uma ou duas horas sem infringir a legislação em vigor.

Uma resposta

0 votos
respondida em 31 de agosto de 2016 por Nathália Rodrigues Novato (6 pontos)
Aprovada pela portaria 9/2007 a NR17 estabele os parâmetros mínimos para o trabalho em atividades de atendimento e telemarketing.
 
A jornada de trabalho tem que ser de 6 horas diárias; 36 horas semanais.
 
Art. 71 da CLT diz que a jornada diária acima de 6 horas é obrigatório de um intervalo para descanso de no mínimo 1 hora.
Entre 4 e 6 horas diárias de trabalho é obrigatório um intervalo de 15 minutos não podendo ser computados na duração da jornada, entretanto a empresa deve permitir que os atendentes saiam de seus postos a qualquer momento, sem prejudicar as avaliações de desempenho e remunerações.
 
Isto é de dever do empregador. Qualquer coisa a mais está na convenção coletiva de trabalho. Qualquer coisa a menos está ferindo a lei.
 
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de tomar qualquer ação que possa afetar seus direitos.

Tem uma dúvida?

Faça uma pergunta
Anúncio publicitário
...