search
Entrar
Anúncio publicitário


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos

A Constituição estabelece que decisões do TSE são irrecorríveis:

CF, Art. 121. (...)

(...)

§ 3º São irrecorríveis as decisões do Tribunal Superior Eleitoral, salvo as que contrariarem esta Constituição e as denegatórias de habeas corpus ou mandado de segurança.

Essa informação é contraditória com o boato de que a defesa do Presidente Michel Temer pretende recorrer de eventual decisão desfavorável no próprio tribunal. Na eventualidade de uma decisão que contrarie a Constituição, seria o caso de recurso direto ao STF, como explicitado no Art. 281 do Código Eleitoral:

Lei 4.737/65, Art. 281. São irrecorríveis as decisões do Tribunal Superior, salvo as que declararem a invalidade de lei ou ato contrário à Constituição Federal e as denegatórias de "habeas corpus"ou mandado de segurança, das quais caberá recurso ordinário para o Supremo Tribunal Federal, interposto no prazo de 3 (três) dias.

A dúvida permanece. Onde estaria a possibilidade de recorrer ao próprio TSE?

Renan Akamine é fundador do site Pergunte Direito e graduado em Direito pela PUC-SP.
em Direito Eleitoral 6.444 pontos
Anúncio publicitário

Sabe a resposta? Divida com a gente!

Nome (opcional):
Você será notificado no email acima quando houver novidades para sua publicação.
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

6.642 perguntas

3.500 respostas

1.384 comentários

14.306 usuários

Anúncio publicitário


Perguntas relacionadas

Anúncio publicitário

...