• Novo cadastro
search
Entrar
Anúncio publicitário

0 votos
A CLT estabelece:

1-) Jornada de 8 horas diárias e 44 semanais.

2-) Máximo de 2 horas adicionais (extras) por dia

3-) Possibilidade de compensação de horas: redução de horas em um dia e correspondente acréscimo em outro.

Minha dúvida é: um trabalhador, dispensado de trabalhar as 4 horas do sábado, pode trabalhar 10h48min em um dia (+1 de almoço), sendo:

8 horas normais

+ 48 min compensados (retirados do sábado e distribuídos de segunda a sexta)

+ 2 horas extras

________________

10h48min (TOTAL)

Isso é possível?
perguntado em Direito Trabalhista Novato 0 pontos 2
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos
Na prática, infelizmente, quase tudo é possível.

O trabalho de segunda à sexta-feira, sem prestação de serviços aos sábados, é conhecido como "semana inglesa". Esta modalidade é admitida desde que haja ao menos acordo escrito entre empregado e empregador.

A exigência dessas horas extras é ilegal, tendo em vista que a jornada deve se limitar ao máximo de 10 horas (salvo exceções como as escalas 12x36, por exemplo). A "jornada inglesa" perde sua validade, seja pela exigência habitual de horas extras (ainda que não ultrapassasse as 10 horas diárias), seja pelo fato de extrapolar as 10 horas diárias.

Logo, é devido o pagamento de duas horas extras diárias (labor prestado entre 8:48h e 10:48h).

No que se refere aos 48 minutos referentes aos sábados (8:00h até 8:48h), é possível extrair dois entendimentos: a) esse período deve ser remunerado apenas com o adicional de 50%, pois a hora em tese já foi quitada pela dispensa do sábado; b) esse período deve ser remunerado como hora extra, ou seja, paga-se o valor já devido pela compensação do sábado, mais 48 minutos diários e mais o adicional de 50%.
respondida Nível 5 994 pontos 2 8 12
editado por
Anúncio publicitário

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de tomar qualquer ação que possa afetar seus direitos.

Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

0 votos
1 resposta
Bom dia! Gostaria de um esclarecimento, a empresa que eu trabalho, informou que nesse mês iremos trabalhar de segunda a segunda incluindo feriado nacional (7 de setembro) (ou seja 7 dias na semana), por 6 horas DIÁRIAS, sem nenhum dia de descanso, e sem pagamento de hora extra. Isso é legal? mesmo a jornada de trabalho sendo de 6 horas DIÁRIAS?
perguntado em 31 de agosto de 2017 em Direito Trabalhista Marcos Carneiro Novato 2 pontos 1
0 votos
1 resposta
Trabalho em regime externo, ministrando treinamento nos clientes do meu empregador. Ora esses clientes são de Curitiba, ora da Região Metropolitana, ora são a dezenas de KMs de distância.Bato o ponto para o controle de horas normalmente. Vou para a empresa 2/3x no mês ... da manhã? A noite ele finaliza quando saio do cliente ou quando chego em casa? isso varia dependendo da distância do cliente?  
perguntado em 14 de fevereiro de 2017 em Direito Trabalhista Clayton Luiz Ribeiro Novato 0 pontos 1 2
0 votos
1 resposta
Contrato especificando dias de trabalho, seg a sex mas pedem pra ir no sábado e descontam de quem não vai... Estagio em uma creche, onde no contrato diz que trabalho de seg à sex, mas pedem pra ir no sábado e dizem que se não formos será descontado ... ja estava marcado e não podia ser adiado e se podem descontar quando compareço a exames importantes? Mesmo eu levando atestado? Desde já agradeço
perguntado em 15 de outubro de 2017 em Sem categoria Deeh Higurashi Novato 0 pontos
0 votos
1 resposta
Trabalho em uma agência de viagens em São José dos Campos e a matriz fica em São Paulo, meu horário de expediente é das 08hs as 18hs. Fui convocada para um curso na Matriz que se inicia as 17hs e termina as 20hs. Mas quanto a legislação, as horas que ... trabalho, lembrando que estarei no curso até as 20hs (encarado como trabalho), devem ser computadas como horas extras/ banco de horas ou não ?
perguntado em 13 de fevereiro de 2017 em Direito Trabalhista Maria Carolina Cunha Novato 0 pontos 1 2
0 votos
2 respostas
Boa tarde, Trabalho em uma agência de viagens em São José dos Campos e a matriz fica em São Paulo, meu horário de expediente é das 08hs as 18hs. Fui convocada para um curso na Matriz que se inicia as 17hs e termina as 20hs. Duvida: O deslocamento das 20hs até chegar em minha cidade deverá ser computado como banco de horas e/ou hora extra ? Sou contratada através de CLT. Obrigada
perguntado em 9 de fevereiro de 2017 em Direito Trabalhista Maria Carolina Cunha Novato 0 pontos 1 2
...